O Instituto Iprodesc desenvolve através de sua equipe técnica os seguintes programas:
- Programas de Apoio às Atividades Escolares;
- Programas de Promoção a Educação Ambiental;
- Programas de Implantação de Tecnologias Sociais;
- Programas de Inclusão Digital e Formação de Mão de Obra Qualificada;
- Programas de Geração de Emprego e Renda;
- Programas de Disseminação do Conhecimento Científico Tecnológico;
- Projetos de Robótica e Cultura Maker;
- Programas de Musicalização nas Escolas;
- Programas de Ensino de Atividades Artísticas;
- Programas de Apoio à Inclusão de Estudantes com Deficiências.
O desenvolvimento de projetos complementares de educação podem ser realizados em Centros de Ciências, Parques, Escolas de Educação Ambiental, Zoológicos, Planetários, entre outros, ampliando as possibilidades de aprendizagem em espaços não formais de aprendizagem, através de metodologias ativas e imersivas.
Atuamos na operacionalização dos equipamentos nos seguintes itens:
- Projeto da planta de ocupação do espaço;
- Programação e comunicação;
- Produção e restauração das instalações;
- Seleção, gestão de pessoas e fornecedores;
- Capacitação de equipe de atendimento;
- Manutenção de equipamentos;
- Produção de exposições;
- Logística de agendamento de grupos e fluxo de pessoas.
EMEA – Escola de Educação Ambiental é um local que incentiva e promove a educação ambiental para a cidadania e bem-estar social, oferece aulas exploratórias, workshops, projetos educativos, sequências pedagógicas, peças de teatro e cursos para professores, alunos e para toda a comunidade.
Os temas são planejados de forma a cumprir os objetivos da educação ambiental, sustentabilidade, sensibilização e ação social no âmbito das políticas públicas e da gestão democrática. As propostas valorizam as formas de viver na cidade de forma sustentável e integrada com o meio ambiente, gerando transformação social para a formação de cidadãos mais sensibilizados e ambientalmente ativos.
Na área de Arte, Cultura e Educação, desenvolvemos projetos de musicalização voltados para a educação básica, possibilitando o contato dos alunos com a diversidade cultural encontrada na música, desenvolve modalidades musicais, respeitando o repertório local e possibilitando a vivência com a música erudita.
A iniciativa vem em cumprimento a Lei nº 11.769, de agosto de 2008, sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas.
O programa de ações compreende: aulas de musicalização e prática instrumental nas unidades escolares; concertos didáticos ao vivo para despertar o encantamento dos alunos pela música; laboratório de Arte e Comunicação como ferramenta pedagógica para aulas complementares; e cursos formação de professores.